PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Criação: 1978
Abrangência: Gonçalves
Administrador paroquial: Padre Inácio Pires

FATOS E PERSONAGENS

A decisão de criar a Paróquia de Gonçalves se efetivou em 1978 por decreto de Dom José d’Angelo Neto, mas os cinco primeiros anos de sua história foram marcados pela precariedade da organização pastoral. Havia apenas uma missa semanal, aos domingos, celebrada por um dos padres residentes na vizinha cidade de Paraisópolis.
O atendimento aos paroquianos se tornou mais amiúde a partir de 1983, ano em que algumas religiosas e um monge desembarcaram no município incrustado na Serra da Mantiqueira. A atuação desse grupo dinamizou movimentos, pastorais e comunidades rurais, além de fazer surgir o primeiro grupo de jovens da cidade. As Missões Redentoristas de 1984 foram outro fator a contribuir para uma maior entrega às coisas de Deus.
A Gincana dos Jovens, promovida em 1992, desencadeou um processo de mobilização geral da mocidade gonçalvense para a arrecadação de alimentos, posteriormente distribuídos a famílias pobres. Esse evento possibilitou, ainda, o fortalecimento do trabalho de evangelização e dos vínculos familiares. As Santas Missões Populares – Projeto que nasceu da Assembléia Arquidiocesana de 2014 – mobilizou 80 missionários, que visitaram todas as casas da paróquia no intervalo de um ano.

Fonte: ARQUIDIOCESE DE POUSO ALEGRE, MG – 50 ANOS. Livro do Jubileu de Ouro. Setembro de 2012, p. 156.