VOLTAR

PASTORAL DOS ACÓLITOS E COROINHAS


A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

Podemos dizer que Jesus foi o primeiro de todos os acólitos, pois disse um dia estas palavras: ?Eu estou no meio de vós como aquele que serve? (Lc 22, 27). Ora acólito é e deve ser cada vez mais um rapaz ou uma moça que gosta de servir a Deus e aos irmãos na vida e na liturgia.

Ser acólito é aprender a servir com delicadeza, prontidão e alegria. O nosso modelo (espelho) terá que ser Jesus. Ele serviu como ninguém. Por isso todo o acólito procura conhecer muito bem a vida do seu Mestre. Mas não basta conhecer, é preciso imitar. Imitar alguém é tentar ser como essa pessoa foi. Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, falar como Jesus falou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria e, ao chegar ao fim do dia, dormir tranqüilo como Jesus dormia.

É Ele quem nos chama, portanto, seja você também um (a) acólito (a), ou coroinha em nossa Paróquia Nossa Senhora das Dores! Terei o prazer e a alegria de te acolher!

Para ser acólito: a partir dos 13 anos de idade. Para ser coroinha: a partir dos 06 anos de idade.  

Deus abençoe! Meu fraterno abraço!

O Pároco.